ISQ é uma Associação Privada sem fins lucrativos fundada em 1965, declarada de Utilidade Pública em 1980, e que conta atualmente com mais de 400 associados, nos quais se incluem grandes referências da indústria nacional, pequenas e médias empresas, e outras instituições com atividade de suporte à indústria.
Inicialmente dedicado à soldadura e técnicas afins, foi Instituto de Soldadura até 1985, ano em que adotou a designação atual, no sentido de melhor adaptar a sua designação às atividades entretanto iniciadas. O ISQ é hoje uma infraestrutura tecnológica de relevo, que desdobra a sua atividade por várias áreas de atividades nomeadamente inspeção industrial e teste, Materiais e seu comportamento, Manutenção e Integridade Estrutural, Ensaios Não Destrutivos, Ambiente e a Segurança, Eficiência Energética, Metrologia, Organização Industrial e automação, Qualidade e Formação. O ISQ tem 21 laboratórios acreditados pela DIN EN ISO 17025:2005, como base de suporte a todas as atividades anteriormente referidas.
Neste âmbito, o Instituto desenvolveu internamente competências integradas, nas áreas de Investigação e Desenvolvimento (I&D), Transferência de Tecnologia, e Formação, complementadas pela prestação de serviços técnicos, respondendo às necessidades industriais nacionais.
A participação do ISQ neste projeto será liderada pelo Sustainable Innovation Centre, uma das unidades de I&D do ISQ. O Sustainable Innovation Centre do ISQ apoia as empresas e entidades nacionais em atividades de investigação e inovação, promovendo a sua sustentabilidade e melhoria continua. A sua missão é investigar e desenvolver soluções inovadoras e integradas, destinadas a reforçar as competências dessas entidades, aumentar a sua diferenciação e maximizar os valores acrescentados inerentes à sustentabilidade. A implementação destes valores envolve o desenvolvimento de tecnologia, novos produtos e processos, a aplicação de práticas de gestão integradas, nos domínios da eficiência energética, proteção ambiental, segurança de pessoas e máquinas e na maximização sistemática de recursos.
Durante os últimos 20 anos, esta unidade adquiriu uma experiência significativa no desenvolvimento de projetos de IDT, atuando tanto como parceiro ou coordenador nos diferentes programas de financiamento nacionais e internacionais como EC Frameworks Programs (FPs), RFSC (Research Fund for Steel and Coal), EUREKA, LIFE, IEE (Intelligent Energy Europe), entre outros. A participação ativa em mais de 50 projetos especificamente relacionados com a implementação no terreno de práticas de Desenvolvimento Sustentável, esta unidade detém uma rede de parceiros tecnológicos a nível nacional e internacional.
Destaca-se ainda a participação do ISQ em diversas plataformas nacionais e internacionais relacionadas com a temática do projeto, nomeadamente: EnergyIN (Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia), Produtech (Pólo das Tecnologias de Produção), EMIRI (Energy Materials Industrial Research Initiative), ESTEP (The European Steel Technology Platform.