Calendário

Notícias

Circularidade em Sistemas Urbanos | MAISTec Smart Workshop

Circularidade em Sistemas Urbanos | MAISTec Smart Workshop

No dia 16 de maio, entre as 14h00 e as 17h00, decorreu na Universidade do Minho, no âmbito do MAISTec Smart, o workshop sobre a "Circularidade em Sistemas Urbanos".

O MAISTec Smart é uma iniciativa que visa a aproximação dos núcleos de Transferência de Tecnologia e de Apoio, investigadores de diferentes áreas de formação e alunos, aos desafios presentes na sociedade atual, nomeadamente no paradigma das indústrias para o futuro (fof), dos diferentes desafios societais (sociais, tecnológicos, ambientais, entre outros), bem como os desafios inerentes às smart cities.

Neste workshop pretendeu-se aproximar a comunidade aos desafios presentes na sociedade atual (desafios societais), especificamente o da eficiência de recursos. Por meio da disseminação das boas práticas e das diversas iniciativas que estão a ser executadas pelos nossos convidados, apresentou-se uma imagem da circularidade em sistemas urbanos no contexto português.

Contou com a presença de:

  • Dr. Diana Nicolau (Lipor)

  • Eng. Luísa Magalhães (Smart Waste Portugal)

  • Eng. André Mota (Centro de Valorização de Resíduos)

  • Eng. Jorge Cristino (Laboratório da Paisagem)

  • Juan Hneriques e Rui Dias (ISQ)

 

Esta iniciativa foi promovida pelo ISQ no âmbito do projeto MAISTEC com o apoio dos parceiros SANJOTEC, Universidade de Aveiro e TECMINHO, que visa aumentar a competitividade da Região do Norte, nomeadamente do tecido empresarial, através da aposta na transferência de conhecimentos científicos e tecnológico dos sistemas de I&D para as empresas (Tecnologias de produção, polímeros, compósitos e materiais avançados, moldes, materiais, energia e habitat).